TIPO
Modelo Blindado
Modelo S/Contato
Modelo S/Contato
Modelo Vedado
Modelo de Contato
Modelo de Baixo Torque
CTK
NSK
NTN
NACHI
ZZ
2RZ
2RS
2RW
ZZ
VV
DDU
DDW
ZZ
LLB
LLU
LLH
ZZ
NKE
NSE
-
Construção
Torque
Resistência à poeira
Resistência à água
Capacidade para alta rotação
Faixa de temperatura permitida
A placa de aço da blindagem é fixada no lado externo do anel; o anel interno possui uma ranhura em V.
O anel externo incorpora uma borracha sintética moldada a uma placa de metal; a borda dessa vedação é alinhada com uma ranhura em V ao longo da superfície do anel interno
O anel externo incorpora uma borracha sintética moldada a uma placa de metal; a borda da vedação entra em contato com a ranhura em V ao longo da superfície do anel interno.
A construção básica é a mesma do tipo RS, mas especialmente desenhada com um bico na borda da vedação com a finalidade de prevenir a penetração de material externo. Construção para baixo torque.
Baixo
Baixo
Consideravelmente alto
Médio
Muito boa
Melhor que o ZZ
Excelente
Muito melhor que 2RZ
Pouca
Pouca
Muito boa
Muito boa
Mesma do tipo aberto
Mesma do tipo aberto
Limitada pelo contato da vedação
Muito melhor que 2RS
Depende do Lubrificante
-25~120
-25~120
-25~120
Causas
Correção
Trava
Danos no retentor
Padrões Sinuosos de Desgaste
Oxidação e Corrosão
Superfície Fosca
Descrição
O lustre da superfície da pista se foi; superfície está fosca, áspera e eventualmente ondulada.
Superfície coberta com entalhes minúsculos
Infiltração no rolamento por partículas estranhas
Lubrificação insuficiente
Revaliação do tipo e método lubrificante
Revisão de mecanismos de vedação
Exame de pureza do óleo lubrificante (filtro pode estar possivelmente sujo)
Abrasivos ou irregularidades padrões sinuosos de desgaste deixados por elementos rolantes.
Eixo ou mancal de precisão insuficiente
Instalação imprópria
Rigidez do eixo ou do mancal insuficiente
Giro do eixo causado por folgas internas excessivas do rolamento
Re-inspecionar a folga interna dos rolamentos
Revisar a precisão do eixo e acabamento do mancal
Revisar rigidez do eixo e mancal
Checar a folga apropriada (aumentar a folga)
Revisar o tipo e quantidade de lubrificante
Revisar as condições de aplicação
Tomar medidas para prevenir desalinhamento
Reavaliar o design da área em volta do rolamento (incluindo o encaixe do rolamento)
Melhorar os procedimentos de montagem
O rolamento sofre aquecimento e torna-se descolorido. Eventualmente o rolamento pode travar.
Folga interna insuficiente (incluindo folgas diminuidas em função de deformação local)
Lubrificação insuficiente ou lubrificante impróprio
Carga excessiva (pressão excessiva)
As superfícies tornam-se parcialmente ou totalmente oxidadas, e ocasionalmente a oxidação até ocorre ao longo do círculo divisor dos elementos rolantes
Condições inadequadas de armazenagem
Embalagem inadequada
Anti-oxidante inadequado
Penetração de água ácido e outros corrosivos
Manuseio com as descobertas
Tomar medidas para prevenir contra oxidação na armazenagem
Melhorar a performance de vedação
Periodicamente inspecionar o óleo lubrificante
Ter cuidado ao manusear o rolamento
Rebite quebra ou afrouxa-se resultando em danos de retenção
Carga de momento excessiva
Alta velocidade ou flutuações de velocidade excessivas
Lubrificação inadequada
Impacto com objetos estranhos
Vibração excessiva
Montagem imprópria (desalinhada)
Aumento anormal de temperatura (retentores plásticos)
Revisão das condições de aplicação
Reavaliação das condições de lubrificação
Revisão da seleção do tipo de retentor
Maior cuidado ao manuseio
Investigação da rigidez do eixo e mancal