INTERFERĂNCIA DE AJUSTE
Quando um rolamento de esfera é utilizado, ele não é utilizado sozinho. É sempre montado em um eixo ou numa caixa de rolamento gerando uma interferência de ajuste. A interferência de ajuste é descrita por um valor de pressão exercida entre o eixo e o anel interno do rolamento ou entra a caixa de rolamento e o anel externo.
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É muito importante regular o valor de interferência corretamente, pois pode afetar a vibração, ruído e vida útil do rolamento. As estatísticas mostram que 20% das ocorrências de danos em rolamentos são causados por uma incorreta interferência de ajuste. Quando o rolamento é instalado, devemos regular a interferência de ajuste corretamente em função de diferentes aplicações.
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Quando o anel interno do rolamento é encaixado ao eixo apenas com uma leve interferência, podem ocorrer arrastos ou deslizes. Um arrasto pode também ocorrer entra a caixa e o anel externo. Quando um arrasto acontece, a superfície da montagem torna-se abrasiva causando desgaste excessivo e possivelmente causando danos ao eixo ou caixa de rolamento. Além disso, partículas abrasivas do metal resultantes do arrasto podem penetrar no interior do rolamento causando aquecimento e vibração excessivos.
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Por outro lado, quando o valor da interferência de ajuste é muito grande, o anel interno do rolamento tende a expandir-se ou o anel externo ficará com redução sobrecarregada. Isso também resultará em ruído e vibração e diminuirá a vida útil do rolamento. Por isso deve-se controlar a interferência sob 7/10000 do diâmetro externo do eixo. Em muitos casos a interferência está diretamente relacionada com a carga e a folga radial.
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O ajuste apropriado deve ser selecionado através da tabela abaixo, baseada na carga e condições de operação.
AJUSTE DOS ROLAMENTOS RADIAIS EM EIXOS SÓLIDOS DE AÇO
AJUSTE DOS ROLAMENTOS RADIAIS EM EIXOS SÓLIDOS DE AÇO