MANUSEIO E ROLAMENTOS
 

Rolamentos são peças de precisão e, para preservar sua precisão e confiabilidade, é necessário cuidado em seu manuseio. Particularmente a limpeza precisa ser mantida, impactos com materiais pontiagudos devem ser evitados e deve-se prevenir contra ferrugem.

1. Armazenamento dos rolamentos

Os rolamentos CTK são revestidos com uma camada de anti-ferrugem antes de serem embalados e embarcados, e devem ser armazenados a temperatura ambiente com umidade relativa menor que 60%.

2. Preparações de instalação

Os rolamentos devem ser montados em área limpa e seca para trabalho. Especialmente para rolamentos pequenos e miniatura, uma sala limpa deve ser utilizada pois partículas de contaminação dentro do rolamento podem afetar a eficiência dos mesmos.
Antes da instalação, todas as ferramentas de montagem, eixos, mancais e partes correlatas devem ser limpas e qualquer lasca cortante deve ser removidas se necessário. As superfícies de montagem de eixo e mancais também devem ter sua precisão de aspereza, dimensões e desenho checados para assegurar que elas estão dentro dos limites de tolerância permitidos.
Os rolamentos não devem ser desembrulhados até o momento de sua instalação. Normalmente, rolamentos que serão utilizados com graxa lubrificante podem ser instalados sem remover o anti-ferrugem. No entanto, os rolamentos que irão utilizar óleo lubrificante, ou em casos no qual misturar a graxa e o anti-ferrugem possa resultar em perda de eficiência de lubrificação, o anti-ferrugem deve ser removido lavando-se o
rolamento com benzeno ou solvente de petróleo e então secando-o antes da instalação. Se a embalagem foi danificada ou havendo outras chances de o rolamento ter sido contaminado. Rolamentos com vedação ou blindagem dupla nunca devem ser lavados.

3. Instalação dos rolamentos

Quando os rolamentos forem instalados em eixos ou mancais, o anel do rolamento não deve nunca ser batido diretamente com um martelo como mostra a página a seguir.

4. Desmontagem dos rolamentos

Rolamentos são geralmente removidos como parte de procedimentos de inspeção periódica ou durante a substituição de outras peças. Entretanto, o eixo e mancais são quase sempre reinstalados e invariavelmente os rolamentos são rejeitados. Esses rolamentos, eixos, mancais e outras partes correlatas devem ser preparadas para prevenir danos durante os processos de desmontagem e as ferramentas adequadas a esse processo devem ser utilizadas. Quando remover os anéis interno ou externo que foram instalados com força de interferência, a força de desmontagem deve ser aplicada apenas ao anel correspondente e não em outras partes do rolamento. Isso poderia causar danos internos à pista ou outros elementos rolantes.